02 outubro 2011

Análise do texto: O local e o global do professor e do aluno não são os mesmos

A preparação para o futuro, as inter-relações, o respeito mútuo, muitas coisas que devemos mudar mas será que o nosso aluno está realmente pronto e mudando com todas estas mudanças? As facilidades de aprendizagem e acesso a informação que deveriam ser usadas para o crescimento são deixados de lado e as vezes até usadas de forma errônea por crianças, jovens e adultos.
Em contrapartida sabemos que as escolas e muitos professores ainda precisam se atualizar, buscar falar uma linguagem mais atrativa e atualizada, como podem os alunos seguir exemplos que não estão contextualizados em suas realidades?
 Porém para se trabalhar mais no contexto e realidade dos alunos precisamos modificar nossos currículos e reformular nossas práticas analisando os caminhos que muitas vezes “temos” que seguir, me refiro aos conteúdos a serem vencidos.
Lendo o texto e repensando as minhas práticas, bem como as práticas citados pelo autor, me dei conta que talvez possamos ter um trabalho paralelo, onde trabalharíamos o interesse, a realidade apresentada claramente pelos alunos, entrelaçando nossos conteúdos e aproveitando ao máximo o tema pelos alunos sugeridos. È claro que o nosso trabalho seria maior e as vezes acredito ser disso que alguns professores tem medo. É bem mais fácil continuarmos “nossos” caminhos, colocando no outro o desinteresse, a falta de comprometimento entre outros problemas que detectamos hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário! Favor assinar com nome e email.